Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comemorar os "36 Anos de Abril"


No âmbito da comemoração dos 36 anos do 25 de Abril e tendo como motivação, no 6º ano, a leitura orientada da obra O Rapaz da Bicicleta Azul, de Álvaro Magalhães, os alunos de 6º e 9º anos produziram trabalhos diversificados, de fundo histórico e criativo, sobre a queda da ditadura e a luta pela liberdade, alguns apelando ao rigor histórico outros à reflexão e à emotividade.

Com estes trabalhos, realizou-se uma exposição, na Biblioteca, com destaque para os premiados e menções honrosas.

Foram também decorados placards na entrada da escola com trabalhos de alunos do 6º 13, subordinados ao tema Ler e Partilhar, em torno do livro Os Três Presentes, de Álvaro Magalhães e foi igualmente feita a exposição biobibliográfica sobre o autor.
Procurando dar consistência e colorido ao tema da Liberdade, a equipa da Biblioteca expôs e decorou, com simplicidade e simbologia, canções e poemas que marcaram a época e impulsionaram um espírito de descobertas e grandes mudanças. O 25 de Abril foi também um tempo de Poesia, cantada livre e empenhadamente como uma grande força social e cívica. Trata-se de um repertório de canções e poemas que fazem parte da cultura e da memória do povo português, referenciando um momento importante de viragem na nossa história.

Enfim, toda a escola se preparou e se enfeitou para comemorar a Liberdade, a consciência da Liberdade e também a responsabilidade da Liberdade. Pois, como disseram alguns alunos nas suas definições de Liberdade, divulgadas também no espaço da Biblioteca: “ Liberdade é ter poder, mas com responsabilidade”, “…é podermos fazer as nossas próprias escolhas.”, “ …é poder sonhar, falar, realizar!”.

As actividades comemorativas da Revolução dos Cravos tiveram o seu auge no dia 27 de Abril, com a visita à nossa Escola do escritor Álvaro Magalhães e a encenação da obra O Rapaz da Bicicleta Azul por alunos do 6º 14, 9º Q e 9º S, que tão envolvidos se mostraram na procura da Liberdade, vencendo as amarras da opressão.
A actividade foi preparada, em articulação, pelo departamento de Ciências Sociais e Humanas e pela Biblioteca.
A abertura do encontro e a apresentação do escritor foram feitas, a duas vozes, pelo director executivo, prof. Rui Duarte, e pela coordenadora de departamento de Ciências Sociais e Humanas, profª Luíza Brandão, vozes uníssonas em congratularem-se pela presença do escritor, esperando que este gostasse de estar entre aqueles meninos e meninas, também estes com muito que brincar, com tanto que sonhar.
Aliás, dele falou muito expressivamente, mais tarde, a aluna Ana Sofia, do 9º Q recorrendo às palavras autobiográficas do livro O Brincador, em que Álvaro de Magalhães afirma: “Quando for grande, quero ser um brincador. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for. (…) Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador e também imaginar, como imagina um imaginador…·
Na minha sepultura, vão escrever: Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs, para ir brincar com as palavras “.
O espectáculo foi aberto a toda a comunidade educativa, que aderiu com muito entusiasmo.
A encenação, cujo texto foi escrito e ilustrado para o 30º aniversário do 25 de Abril, foi muito apreciada por todos os presentes, tendo o escritor Álvaro Magalhães expressado o seu agrado e salientado o simbolismo interpretativo presente na peça e, em geral, a qualidade do desempenho dos nossos pequenos grandes actores.
.