Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Projecto conjunto de promoção do livro e da leitura


Maria Alberta Menéres

A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, em parceria com as Bibliotecas Escolares do Concelho da Maia, conceberam e desenvolveram um projecto cultural, centrado na vida e obra de um escritor - LS2 - , que visa a promoção e consolidação de hábitos de leitura e a divulgação de autores nacionais junto da Comunidade Escolar Maiata.
Em Abril de 2008 realizou-se, para cerca de 1.500 crianças, o encontro/espectáculo com a escritora Matilde Rosa Araújo num evento que marcou o culminar do projecto daquele ano.
Em 2009, o autor homenageado foi Manuel António Pina. Este projecto culminou, no mês de Maio, com a exposição dos trabalhos, patente na Biblioteca de 1 a 31, que resultaram da leitura e interpretação da obra do autor e com um espectáculo, a 26 e 27, no Grande Auditório do Fórum da Maia, para cerca de 3.000 crianças e jovens, com diferentes apresentações de várias escolas do concelho. O escritor Manuel António Pina esteve presente na tarde do dia 27 de Maio assistindo a parte do espectáculo, a ser entrevistado pelos alunos, a inaugurar a exposição e a autografar os seus livros.
Em 2010, a autora homenageada foi Maria Teresa Maia Gonzalez.

Para 2011, a proposta é: Maria Alberta Menéres.
.