Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Mistério está todo na infância

Foto do menino sentado no Centro de Manaus
tirada durante a cheia história dos rios de 2012
(Foto: Raphael Alves)


E, por fim, Deus regressa
carregado de intimidade e de imprevisto
já olhado de cima pelos séculos
humilde medida de um oral silêncio
que pensámos destinado a perder

Eis que Deus sobe a escada íngreme
mil vezes por nós repetida
e se detém à espera sem nenhuma impaciência
com a brandura de um cordeiro doente

Qual de nós dois é a sombra do outro?
Mesmo se piedade alguma conservar os mapas
desceremos quase a seguir
desmedidos e vazios
como o tronco de uma árvore

O mistério está todo na infância:
é preciso que o homem siga
o que há de mais luminoso
à maneira da criança futura

José Tolentino Mendonça

Livres como livros

"Livres como Livros" na Biblioteca Almeida Garrett
Atenção, abrirá numa nova janela.
livres_livrosLivres como Livros
30 outubro, 21h15, Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Resultado de um protocolo de cooperação entre a U.Porto e a Câmara Municipal do Porto, e com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto "Livres como Livros", que decorrerá até dezembro de 2013, pretende dinamizar as práticas de leitura na sociedade, convidando personalidades da Universidade e da cidade a darem os seus testemunhos enquanto leitores.
"Livres Como Livros" é constituído por dois sub-programas que decorrerão paralelamente:
- "Livros da Minha Vida", constituído por 15 sessões em interação com uma crescente Comunidade de Leitores, sempre às terças-feiras, às 21h15, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett
- "A Arte de Sermos Livros", que inclui 14 sessões abertas, desenrolar-se-ão no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, ao sábado, às 18h.
Diversos quadrantes da sociedade foram convidadas a prestar o seu testemunho e a partilhar vivências com os cidadãos, como Aureliano da Fonseca, Adélia Carvalho, Alexandre Quintanilha, Eurico Carrapatoso, Eugénia Aguiar e Branco, João Leite, Júlio Magalhães, Joaquim Gomes, Germano Silva, Gémio Luís, Luísa Cortesão, Maria Teresa Horta, Paulo Cunha e Silva e Richard Zimler, entre muitos outros. As comissárias desta iniciativa são Isabel Pereira Leite, Isabel Morujão e Maria Luísa Malato, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A primeira sessão dos “Livros da Minha Vida” decorre no dia 30 de outubro, com os oradores convidados Luis Portela, presidente do Conselho Geral da U.Porto, e o psiquiatra Jaime Milheiro e com a moderação de Manuel Janeira.

Todas as iniciativas de “Livres como Livros” são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Concurso - Imagens contra a corrupção



O PNL junta-se ao Conselho de Prevenção da Corrupção, na promoção dos valores da integridade, da probidade, da transparência e responsabilidade. Participa no Concurso!

O Concurso Imagens Contra a corrupção destina-se a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das redes pública e privada. Consulte o sítio do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) http://www.cpc.tcontas.pt/concurso/imagens_contra_a_corrupcao.html e conhece o Regulamento do Concurso e o Cartaz do concurso, entre outras informações.

Visiona os vídeos promocionais do Concurso Nacional “Imagens contra a Corrupção” (desenvolvidos pelo CPC em colaboração com a Escola Superior de Comunicação Social):
- Primeiro vídeo
640*480, formato MP4
- Segundo vídeo
640*480, formato MP4

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Se eu fosse um bicho...


 
   Se eu fosse um bicho escolheria ser um golfinho, pois os golfinhos são engraçados, livres, dóceis, estão sempre felizes e prontos a ajudar quem precisa, como é o caso de crianças com problemas motores.
   Navegava pelos mares, sempre alegre, fazendo corridas com  barcos e navios, brincando e saltando nas ondas do mar, fazendo novos amigos e família.
  Seria amigo de todos os animais, mas também fugiria das redes de pesca. Viajaria pelo mundo fora conhecendo novos países e cidades. Era um espetáculo ser um animal tão lindo, livre e divertido, que eu nem tenho palavras para o descrever...
Marco Moreira, nº 11, 6º9
 

 

As primeiras chuvas



As primeiras chuvas estavam tão perto
de ser música
que esquecemos que o verão acabara:
uma súbita alegria,
súbita e bárbara, subia e coroava
a terra de água,
e deus, que tanto demorar,
ardia no coração da palavra.

Eugénio de Andrade, in Rente ao Dizer, 1992

Concurso "Liga-te aos Outros"



O concurso “Liga-te aos Outros” tem a sua 3ª edição em 2012. Até 14 de dezembro poderão ser enviados para a Fundação AMI os formulários de candidatura, preenchidos e com os devidos anexos, para apreciação do Júri.
Este concurso destina-se a todos os jovens a frequentar a escola a partir do 7º ano e consiste na apresentação de propostas para resolução, através de atividades de voluntariado, de problemas locais que os próprios detetem. A AMI selecionará os três projetos mais consistentes e financiará os mesmos.
 O “Liga-te aos Outros” é um claro estímulo ao exercício do voluntariado. Mas é mais: é um estímulo ao desenvolvimento de uma consciência social, desde a juventude, uma vez que promove a identificação de necessidades na comunidade local...

A AMI espera, desta forma, alterar realidades socialmente injustas e, simultaneamente, formar os jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que o rodeia.

Toda a informação relativa a esta edição está já disponível no site da AMI (cartaz para divulgação, ficha de candidatura e regulamento) aqui.

Projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares



A Direção-Geral da Saúde, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, disponibilizará, no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) do Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral, 2.500 Kits SOBE a 2.300 bibliotecas escolares.
Nos nossos dias, são inquestionáveis as interdependências entre os mecanismos de desenvolvimento no âmbito da saúde, dos cuidados de higiene, e da promoção da literacia.
Neste contexto, o projeto SOBE propõe o desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
O Kit SOBE foi criado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência.

O conjunto de materiais que compõe o Kit pretendem suscitar a vontade dos estudantes a explorar o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento. O objetivo final é permitir aos alunos abordar diversas unidades ou projetos baseados em saúde oral que podem fornecer contextos intencionais para aprender e praticar a arte da linguagem, da escrita, capacidades matemáticas e criativas.

O SOBE constitui-se como uma iniciativa inovadora, dinâmica, útil, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos de saúde oral.

Para mais informações, visita o Microsite do Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral.

Biblioteca Digital DN


Até 31 de dezembro, o "Diário de Notícias" coloca à tua disposição uma coleção de contos digitais!

Lê mais, aqui!

domingo, 21 de outubro de 2012

III Jornadas das Bibliotecas da Maia

                                                                                    foto de Angelina Pereira

Com um balanço francamente positivo, aconteceram nos dias 18 e 19 de outubro, no Fórum, as III Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia, subordinadas ao tema "Livro Arbítrio: O Direito a escolher Leituras".

Aqui, poderão visualizar alguns dos fantásticos momentos deste encontro.

Parabéns a todos aqueles que trabalharam para que o resultado fosse um sucesso!

Palavra que voa


Há palavras
feitas p'ra voar
num céu de Maio.

Leves palavras
ao colo do vento,
construídas como o papel
colorido
dos teus sonhos.

Tomas uma e soltas o fio
que a prende
à tua mão.

E a palavra
ganha asas,
eleva-se no ar
com o seu longo
ditongo
voador.

Até encontrar,
no mais alto
de ti mesmo,
um lugar
imenso
para morar.

João Pedro Mésseder
in Palavra que voa, com ilustração de Gémeo Luís

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mês das BE nas escolas do 1º ciclo

Damos a conhecer algumas das atividades a decorrer nas escolas do 1º ciclo, em Gueifães, com um destaque especial para a visita do autor José Vaz.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

VIDA


- Mãe, o mundo é mau,
Torna a flor lodo
E um pássaro num verme,
E eu não sabia…
- Filha! Semeia flores no lodo,
Empresta o teu canto ao verme.
Se as tuas mãos continuarem puras
E meigo o teu coração,
Acredita que o mundo é belo
E saberás!

Matilde Rosa Araújo

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

"Sabe o que come?" - Gabinete de Saúde da CMM


“Sabe o que come?”

Exposição de teor de açúcar e gordura em diferentes alimentos - Leitura visual da informação de um rótulo
Aproxima-se o Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro , e com ele uma oportunidade de excelência para reforçar a importância de uma adoção de hábitos alimentares saudáveis junto da comunidade.
Lembremos que a alimentação constitui um dos fatores ambientais fundamentais na garantia da qualidade de vida de todos nós. É consciente desta premissa, que a Câmara Municipal da Maia tem vindo a intervir, no âmbito do seu Programa de Saúde Escolar, junto da Comunidade Educativa do concelho na área da Educação Alimentar e também, sempre que possível proporcionando à comunidade em geral a transmissão destes conhecimentos.

Breve descrição: 
Exposição permanente de diferentes alimentos, saudáveis e não saudáveis para um consumo regular, no que respeita ao seu teor de gordura e açúcares simples, através da materialização do mesmo em pacotes de açúcar e óleo alimentar.

Objetivo: 
Com esta atividade pretende-se apresentar, de forma visual e para uma compreensão mais intuitiva e imediata, o teor de açúcar e de gordura de alguns alimentos, tendo por base a dose consumida/ apresentada e a informação nutricional do alimento correspondente.

Alfabeto da Amizade

Os alunos da turma G, do 7º ano, dão as boas-vindas a este ano letivo com o alfabeto da amizade.
Para todos, com muita amizade...



José Vaz nas EB1 de Gueifães

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. É, também, um mês para festejar a leitura, na habitual "Festa da Leitura/Magia das Palavras".
Este ano, com a honra de receber o autor José Vaz e a sua obra "O Livro das Contas e dos Contos".

A festa vai acontecer em grande...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cores e sabores de outono


Participa no concurso "Cores e sabores de outono"!

Podes, ainda, visitar a exposição no átrio da Biblioteca e consultar o fundo documental relacionado com este tema.

Contamos contigo!
Consulta, aqui, o regulamento e os materiais de apoio.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Na Biblioteca Escolar, encontras a chave...
Outubro o mês internacional da Biblioteca Escolar.


Biblioteca Escolar, uma chave para o passado, presente e futuro, é o lema sob o qual decorrerá a celebração, em Portugal, do mês internacional da biblioteca escolar, correspondendo ao tema definido para este ano pela IASLSchool Libraries: a key to the Past, Present and Future.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

III Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia


A Biblioteca tem o prazer de vos convidar para as III Jornadas das Bibliotecas da Maia, que se realizarão nos dias 18 e 19 de outubro, no Fórum da Maia.

O programa é muito interessante e, este ano, com uma novidade: workshops.

O tema - LIVRO ARBÍTRIO: O DIREITO A ESCOLHER LEITURAS 

Poderão fazer as inscrições na Biblioteca da EB 2/3 de Gueifães (ou on-line), até ao dia 12 de outubro.
Aqui fica o cartaz e o programa das III Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia e o link para a inscrição on-line http://cultura.maiadigital.pt/biblioteca/formularios-e-documentos/copy2_of_FI



1 de outubro - Dia Mundial da Música


No Dia Mundial da Música, além de visitares a exposição patente na tua Biblioteca, poderás ainda, aproveitar esta iniciativa