Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

domingo, 10 de março de 2013

Vozes do Mar




Este ano, nós, escola E.B. 2,3 de Gueifães, embarcámos novamente, com todo o empenho e entusiasmo, em mais uma edição da Semana da Leitura, sempre cientes da importância desta na aquisição de conhecimentos/competências do ser humano, na construção da identidade e na descoberta do mundo. 
O desafio lançado, pelo PNL, para 2013 consistiu em associar a relevância e a beleza da leitura à temática do MAR, em toda a sua significação incomensurável, referente à Vida, à aventura e à adversidade, ao imaginário, à grandeza e fragilidade do Ser, a toda uma extensa área de saberes, à sua importância como recurso natural e fonte de alimento; evocando, claro, em termos históricos e culturais, o povo português, como aquele que, desbravando os mares, “deu novos mundos ao mundo”, lembrando os tormentos e medos por que passaram os marinheiros diante do Desconhecido e as terríveis ameaças e perigos que enfrentaram; enaltecendo, no entanto, sobretudo, o seu espírito audaz e sabedoria. 



Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.




O mote selecionado pela nossa escola para celebrar esta festa da Leitura foi “Leituras com cheiro a maresia – Entra na onda!” e, assim, desde cedo, de forma orientada e pluridisciplinar, os professores, em parceria com a Biblioteca, começaram a programar iniciativas e a desenvolver atividades com os alunos, prevendo uma finalização de trabalhos e, em alguns casos, a apresentação de projetos na Biblioteca a outras turmas/encarregados de educação, na semana de 4 a 8 de março.


No âmbito da Semana da Leitura e da temática do Mar, muitos foram os livros e documentos expostos, requisitados, lidos, trabalhados das mais diversas formas.

Vozes do mar ecoaram pelo espaço escolar, em forma de exposições com textos/poemas/postais coloridos e decorados com motivos marinhos, mostra de marcadores de livros, gastronomia “do mar”, objetos e enfeites recreativos de um cenário alusivo ao mar…

Em toda a dinâmica estabelecida com os alunos, procurou-se incentivar não só o envolvimento e a persistência na realização de um trabalho, mas também a vontade de o fazer, a leitura como prazer e ato de conhecimento, a satisfação de conseguir, a criatividade, numa transversalidade de saberes e competências.