Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A tradição do postal de Natal

O primeiro postal de Natal foi criado em Inglaterra, em 1843. Pintado à mão, ilustrava uma família em festa durante o Natal, que brindava ao amigo ausente, a quem se enviava o postal, com um copo de vinho tinto. Legendado com a frase A Merry Christmas and a Happy New Year to you, tinha em cada um dos lados mensagens de caridade. 
O postal ainda não deixou de ser um ícone. Para uns ainda resiste à era tecnológica e à preguiça, para outros pertence completamente ao passado. Falamos dos postais de Natal, daqueles que vêm ornamentados com bonecos de neve, anjinhos, pais natais, renas, azevinho, árvores de Natal, luzes e... maioritariamente nas cores vermelho, verde e branco.A mensagem é universal - votos de boas festas.
Entre outras atividades para comemorar a época natalícia, a Escola Básica nº 2 de Gueifães promoveu um concurso no qual os alunos teriam de dar asas à criatividade e elaborar um postal de Natal. E as paredes da escola encheram-se de cordas nas quais molas seguravam imaginativos postais de Natal para todos os gostos.