Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

TEMPO DE ESCRITA 
na Escola Básica nº2 de Gueifães

     Na lembrança do Mês das Bibliotecas Escolares, realizou-se na nossa escola uma atividade com a contadora de histórias Ana Esteves e a obra escolhida para o 1º e 2º anos foi  “O Burro de Buridan”, de Luísa Ducla Soares. Seguiram-se atividades de exploração que envolveram todos os alunos e eis um desses trabalhos - um resumo. 

O burro de Buridan

A história que eu ouvi uma senhora contar na nossa biblioteca falava de um senhor filósofo. Um dia, quando ia para a pequenina casa,  viu um senhor a chorar e disse assim:
           - Porque choras?
           - Olha, eu encontrei uma belíssima namorada e conheci a família dela.
           - E, então, não estou a ver qual é o problema!
           - É que ela tem uma gémea. Não sei quem vou escolher...
           - Já estou a ver.
       Ele pensou e pensou, mas não encontrou solução. E depois foi jantar a uma pousada. Como a cozinheira era esperta, pôs-lhe dois pratos de feijão e ele não sabia qual havia de escolher e o burro estava na mesma situação: lá tinha de escolher entre um fardo de feno e um outro feno e então comeu metade de um e metade de outro. O senhor Buridan quando ia para o seu quarto não sabia qual havia de escolher porque havia dois quartos. A cozinheira esperta ia deixar morrer o burro para fazer roupa e também para o comer. Quando o burro ouviu isso correu muito depressa. Quando chegou a um cruzamento não sabia por onde seguir. Afinal pensou: porque um burro tem de ir por estradas? E continuou pelo monte. Mais à frente apareceu um campo de papoilas e chegou a um sítio muito melodioso e encontrou uma mula. E a mula e o burro apaixonaram-se e viveram felizes para sempre.
                                                                                                


Beatriz Achando Coimbra
2º ano, Turma 17