Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Conferência

"A razão da leitura e a leitura da razão: notas sobre o desenvolvimento do comportamento leitor"


...aqui ficam algumas imagens dos momentos em que, num ambiente de descontração, decorreu a conferência proferida pela Dra. Teresa Silveira.

 


Com a participação entusiasta de alunos de 10º e 12º ano, a sensibilização para a estimulação e educação do cérebro através dos hábitos de leitura foi a grande linha orientadora desta conferência.

Estiveram também presentes alguns professores da Escola Secundária da Maia.


A todos, o muito obrigada pela participação!

A equipa da BE da ESMaia.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA | 9ª EDIÇÃO | 2014/2015



Com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, o Plano Nacional de Leitura dá, em 20 de Outubro de 2014, início à 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

São parceiros desta iniciativa a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP) e a RTP. 

A participação no concurso está aberta aos alunos dos 3º Ciclo e Ensino Secundário das escolas públicas e privadas do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, qualquer que seja a sua nacionalidade. 

A tua escola já está inscrita. PARTICIPA! CONTAMOS CONTIGO!

Sabe mais aqui!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Encontros com... Raquel Patriarca



Raquel Patriarca na biblioteca da EB 2,3 de Gueifães

10 e 17 de outubro de 2014


Como diria Miguel Torga, a apresentação do livro Era uma vez o Porto, foi um “misto de oração e de feitiço, sem qualquer compromisso…” e os alunos ouviram-na, atentamente, de coração lavado!

Com leveza e simplicidade, mas com amor e paixão pelo que escreve e, sobretudo, pela cidade do Porto, Raquel Patriarca conseguiu envolver e cativar os presentes, para o conhecimento da cidade do Porto e do seu património.

Contribuiu, de forma inegável, para a formação de cidadãos críticos e intervenientes, partindo do que conhece e da forma como vive e sente a cidade. Pois, como diria Cousteau “Só se preserva aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece”.

Em resumo, momentos de enriquecimento, de excelência e, sem dúvida, de aprendizagem, partilhados por uma grande senhora.

Nas palavras dos alunos, as sessões foram: fantásticas, espetaculares, diferentes, cativantes…

quinta-feira, 16 de outubro de 2014


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

 Escola Básica nº 2 de Gueifães




Como vem sendo hábito, no mês de outubro, comemora-se o Mês das Bibliotecas Escolares que este ano tem como lema: Biblioteca Escolar: o lugar onde processas o conhecimento”.
Assim, e integrada nesta comemoração, realizou-se uma atividade com a contadora de histórias Ana Esteves, agendada para os dias 10 e 13 de outubro. As obras escolhidas foram as seguintes:

- Pré-escolar: “Não tem graça!”, de Jeanne Willis;

- 1º e 2º anos:
“O Burro de Buridan” , de Luísa Ducla Soares;

- 3º e 4º anos:
“Comprar, comprar, comprar!”, de Luísa Ducla Soares.

Seguiram-se atividades de exploração que envolveram todos os alunos.


   

                                       

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Conhece a Biblioteca da ESMaia






Contadora de Histórias nas EB1


Para assinalar o"Mês Internacional das Bibliotecas Escolares", as BE do 1º ciclo do Agrupamento de escolas da Maia, recebem a contadora de histórias, Ana Esteves.

Nos dias 8 e 9, a contadora desenvolverá a atividade no Centro Escolar de Gueifães e nos dias 10 e 13, na EB1, nº2 de Gueifães.
As obras selecionadas são as seguintes:

Jardim de Infância - "Não tem Graça", de Jeanne Willis

1º e 2º anos - "O Burro de Buridan", de Luísa Ducla Soares

3º e 4º anos - "Comprar, comprar, comprar", de Luísa Ducla Soares



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro


 A Escola Básica nº 2 de Gueifães celebra o Dia Europeu das Línguas

 Os objetivos desta atividade foram lembrar à comunidade escolar: 
                      -  a diversidade linguística e incentivar à aprendizagem das línguas;
            -  chamar a atenção sobre a importância da aprendizagem das línguas e da sua diversificação (desenvolvimento do plurilinguismo);
                      -  sensibilizar para a existência e para o valor de todas as línguas faladas na Europa.
                      -  manter e favorecer a rica diversidade linguística da Europa;
                  - implementar a aprendizagem das línguas ao longo da vida, a fim de responder às transformações económicas, sociais e culturais na Europa, contribuindo igualmente para a realização pessoal.

As turmas participantes foram o 1º 15 (20 alunos); o 4º 21 (17 alunos)  e  o 4º22 (20 alunos). No total 57 alunos. As atividades compreenderam a vinda de uma mãe de nacionalidade polaca, a qual falou aos alunos da sala das suas filhas sobre a vantagem de saber línguas e espantou os alunos ao dizer algumas palavras em polaco. Os responsáveis pela biblioteca deram uma explicação sobre o dia e acompanharam os alunos à exposição. Cada aluno escolheu um país e língua com preenchimento de um balão de fala. 

Esta atividade insere-se num determinado conteúdo programático do Estudo do Meio (4º ano) – Portugal na Europa e no mundo.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

"A tua Biblioteca Escolar, um mapa de ideias"


Para assinalar o"Mês Internacional das Bibliotecas Escolares", as BE do 1º ciclo do Agrupamento de escolas da Maia, recebem a contadora de histórias, Ana Esteves.

Nos dias 8 e 9, a contadora desenvolverá a atividade no Centro Escolar de Gueifães e nos dias 10 e 13, na EB1, nº2 de Gueifães.
As obras selecionadas são as seguintes:

Jardim de Infância - "Não tem Graça", de Jeanne Willis

1º e 2º anos - "O Burro de Buridan", de Luísa Ducla Soares

3º e 4º anos - "Comprar, comprar, comprar", de Luísa Ducla Soares



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype ProjectBookmark Project  e What people are doing for ISLM 2014.

Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar

Para saber mais, lê aqui!

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares