Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Biblioteca sai à rua e vai a Penafiel

Sábado, 7 de novembro, foi dia de um alegre convívio organizado pela Biblioteca da nossa escola e recheado de cultura.

Da ida a Penafiel, constaram visitas guiadas ao Museu Municipal e ao Museu de Arte Sacra locais e ainda, pelo fim da tarde, um agradável passeio pela Aldeia Rural Preservada de Quintandona.

Instalado desde 2009 no palacete Pereira do Lago, edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, o Museu Municipal congrega, numa área vasta e moderna, cinco salas temáticas dedicadas à Identidade, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água, contando com interessantes suportes multimédia. Recebeu, ex aequo com o Mosteiro de Santa Clara, o prémio de Melhor Museu Português em 2010 e, em 2012, o prémio de Melhor Site, ambos atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia.

O Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia foi inaugurado em outubro de 2004 e expõe inúmeras peças de arte sacra inventariadas e restauradas nos espaços da sacristia, da casa do sacristão, no salão nobre, no coro alto da igreja e na fachada inacabada.

Por fim, Quintandona, integrada na freguesia de Lagares, constitui uma aldeia típica de xisto de raro interesse e beleza, onde existe uma capela com mais de 200 anos e um miradouro natural de toda a zona.

De regresso à Maia, foi ponto assente entre os professores e alunos presentes e alguns convidados o desejo de realizar, futuramente, novos convívios de igual qualidade.