Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Sophia passou por aqui!

Comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2019)


Com a atividade "Sophia passou por aqui!", a EB 2,3 de Gueifães, pretende evocar a figura única e especial de uma "autêntica princesa da literatura portuguesa"

Sophia recebe o Prémio Camões


Sophia de Mello Breyner Andresen foi galardoada com o Prémio Camões, a maior distinção atribuída a escritores da língua portuguesa.

Foi, como não podia deixar de ser ou a todos os títulos se impunha que fosse, como o JL sublinhou na sua última edição. E o júri, reunido em Salvador da Bahia, não precisou de mais de uma hora para escolher, por unanimidade, Sophia – escolha que mereceu todos os aplausos.
Aos 79 anos, 55 depois de publicar o seu primeiro livro de versos, a escritora é um nome maior da poesia de língua portuguesa deste século – para não dizer simplesmente um dos nossos grandes poetas de sempre, ou um grande poeta do nosso tempo, em qualquer língua ou lugar. Além de ter também dois livros de ficção, com destaque para os belos Contos Exemplares, e ser autora de vários magníficos títulos de literatura infantil. 
Emocionada com a notícia do prémio, Sophia fez saber apenas que, para ela, o Camões era um Nobel.
O júri do prémio, nesta 11ª edição, relativa ao ano de 1999, foi constituído por António Alçada Baptista, Maria Alzira Seixo e Maria Irene Ramalho Santos, de Portugal, e Leila Perrone Moisés, Luís Costa Lima e Elmer Correia Barbosa, do Brasil. 
O galardão, anual, instituído (e pago) pelo Brasil e por Portugal, tem o valor pecuniário de 12 mil contos. A partir do próximo ano, o júri passará a integrar também representantes dos países africanos de língua portuguesa. 

In JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, 16 de Junho de 1999