Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

segunda-feira, 18 de março de 2019

Dia Mundial da Poesia - 21 de março

Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março.
A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.
    O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

A Poesia em Portugal

    A História portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. É o exemplo de: Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, e muitos outros.
      Das várias atividades possíveis de realizar, sobretudo nas escolas, a Biblioteca  escolar selecionou uma, à qual atribuiu grande importância: 
Poemas musicados!

    A BE apresentará uma recolha de poemas que acabaram por ser musicados, dando origem a canções conhecidas, mas, cuja origem da letra não se associa, com facilidade, a um grande poema e a um grande escritor.
Poemas transforamados em canção serão publicados no blogue da BE e todos estão convidados a usufruir da sua audição.