Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Semana da Leitura no CEGV

Como já vem sendo hábito na nossa escola, CEGV, de 30 de março a 04 de abril decorreu a semana da leitura. Este ano o escritor escolhido das metas curriculares foi o portuense Álvaro Magalhães; assim, foram realizadas várias atividades das quais destacamos:
-marcadores com uma breve nota biográfica deste poeta;
-declamação de alguns dos seus poemas;
-exposição de um “Museu dos contos” baseada nas suas obras;
-exposição bibliográfica;
-feira do livro do autor;
-ilustração de excertos da obra ”O limpa palavras e outros poemas”;
-realização de atividade de recolha de dados bibliográficos partindo de informação prévia preparada para o efeito.
-dramatização de um dos seus contos.
Todas as turmas participaram com elevado empenho neste projeto, começando por todas as turmas do pré-escolar que fizeram uma breve dramatização da obra “O limpa palavras e outros poemas”; a obra “Histórias pequenas de bichos pequenos” foi a selecionada pelas turmas do 1º ano e, para o 2º ano, o "Reino perdido". De igual modo, todas as turmas dos 2º,3º e 4º anos ilustraram livremente excertos de descrições previamente selecionadas pela sua originalidade ou sentido poético, que serão enviadas para a BMM, para exposição pública durante o mês de maio.
Os alunos realizaram ainda um “Museu dos Contos”, recolhendo objetos com base em extratos escolhidos subjetivamente, destacando-os e depois etiquetando-os; saliente-se que esta iniciativa despertou elevada curiosidade e participação nos nossos jovens. Por já possuírem um grau de preparação mais avançado, as turmas do 4º ano efetuaram uma recolha de dados biobibliográficos sobre o escritor, com base em informação fornecida para esse efeito, tarefa esta que se realizou na biblioteca; no final, os participantes receberam marcadores de livro deste escritor.
Não podemos deixar de referir ainda que a feira do livro do autor constituiu um elevado e inesperado sucesso.
De modo a despertar a curiosidade dos alunos foram afixados no placard da biblioteca apelativos cartazes alusivos ao poeta, às suas obras e à sua biografia.
Resta-nos afirmar que foi um trabalho exigente mas compensador pelo sucesso que teve.
Agradecemos a todos os que, de algum modo, colaboraram nesta iniciativa e esperamos manter sempre este nível de qualidade nos nossos projetos.