Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

9ª Edição CNL - fase distrital

A realização das provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2014/15, no distrito do Porto, realizar-se-á no dia 21 de abril.


As obras selecionadas são as seguintes:

3º Ciclo do Ensino Básico:
· Huckleberry Finn ou As aventuras de Huckleberry Finn / Marc Twain
· O rapaz dos sapatos prateados / Álvaro Magalhães


Ensino Secundário:
· A montanha de água lilás : fábula para todas as idades / Pepetela
· O dia antes da felicidade / Erri de Luca



A Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza pela 9ª vez consecutiva a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura no Porto, em coordenação com os seus parceiros, e vem deste modo dar a conhecer um primeiro conjunto de informações sobre o mesmo. 

O tema escolhido este ano pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi a “felicidade”, em sintonia com o da próxima Feira do Livro do Porto.

De um leque muito extenso de obras que foram lidas e analisadas, a decisão foi difícil, porque o tema é complexo. Foram estabelecidos vários critérios, como a atualidade e qualidade literária das obras, a divulgação de autores portugueses e lusófonos, o cativar os jovens para a leitura num período em que têm tantas solicitações, e o abordar as várias vertentes da felicidade ou não felicidade. Teve-se ainda em consideração que, em regra, fossem livros recomendados pelo Ler +/PNL, que existissem no mercado editorial/ livreiro, e a preços acessíveis. Escolheram-se também obras que não fossem excessivamente grandes mas que, pelo contrário, prendessem os jovens desde a primeira página.

Assim, fundamental, acima de tudo, é que este Concurso Nacional de Leitura seja considerado pelas escolas não como uma competição, ou prova escolar, mas como uma festa literária, um momento especial em que centenas de leitores de 18 concelhos do distrito do Porto, que gostam de ler e de conviver através dos livros e das leituras, se reúnem numa grande comunidade de leitores. Neste contexto, com entusiasmo, mas também responsabilidade, anunciamos que concorreram à fase distrital do Porto 124 escolas da rede pública e privada, num total de 468 participantes – 343 alunos do 3º ciclo do ensino básico e 126 alunos do ensino secundário. O Porto é, de muito longe, o distrito que não só consegue fidelizar mais participantes, como, de ano para ano, tem vindo a consolidar esta participação. Bem hajam pela participação da vossa instituição e pelo motivar dos jovens para este desígnio nacional, local e pessoal, que é o de incentivar os hábitos de leitura desde a mais tenra idade.