Os livros são uma
incessante fonte de inspiração. São um apelo à imaginação, um alicerce de
pensamento, um verdadeiro mundo de sensações e sentimentos que se ligam
indelevelmente ao nosso processo de crescimento.
Um livro fala
connosco, ouve-nos, leva-nos a lugares jamais visitados.
A leitura é sempre
uma aventura: partilham-se sonhos espantosos, descobrem-se mundos intactos,
criam-se personagens fantásticas…
“Fazer de uma palavra
um barco é todo o meu trabalho.”, revela Eugénio de Andrade.
É isso mesmo: ler é
uma grande e fabulosa viagem, algo que nos faz ir cada vez mais além. Ao ler,
não ficamos passivos. Mediante o apelo ao imaginário, a leitura permite-nos
transpor universos, partilhar outros modos de ser, resolver conflitos e, até,
ultrapassar problemas de ordem psicológica e social. Ler possibilita refletir,
pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opinião, tomar uma posição:
enfim, exercer, de forma responsável e esclarecida, a cidadania ativa.
Por outras palavras,
a leitura ajuda a criança a construir a sua identidade, a sua relação com o
mundo e a tornar-se num ser ativo e tolerante.
Deste modo, e porque a leitura é um fator decisivo na maturidade e no
equilíbrio afetivo da criança e do adolescente, cabe à família (pois é aos pais que compete a primeira estratégia para
despertar o gosto da criança pela leitura) e à escola a tarefa
de fazer bons leitores.
Um bom leitor
facilmente se integrará no coletivo da escola e da comunidade em geral; um bom
leitor facilmente se tornará um cidadão consciente e participativo na
sociedade; um bom leitor possuirá a ferramenta base para se integrar na
“sociedade do conhecimento” e para uma aprendizagem ao longo da vida.
Por tais razões, o estabelecimento de hábitos de leitura é uma das
grandes prioridades a nível nacional.
Atendendo à importância educacional e vital da
leitura e à necessidade de despertar nas crianças o prazer de ler, pais, alunos
e professores desenvolverão, na semana
de 9 a 9 de Março, um conjunto de atividades que fazem da leitura uma verdadeira
festa.
Acreditamos que, tal como diz Daniel Pennac, “o verbo ler não suporta o imperativo”.
O gosto de ler aprende-se. Por isso, será gratificante ver e sentir como os nossos alunos se envolvem com entusiasmo no
desempenho das atividades da Semana da Leitura, como declam e dramatizam com particular intensidade e emoção os textos, fazendo suas as palavras e
figurando personagens. E alguns pedem, já contagiados pela vontade de ler:
“-Posso ler outro (poema)? ”, tendo neles estampada a ideia da Leitura como Prazer!
Momentos assim são a verdadeira recompensa do
trabalho que se vai desenvolvendo e de que às vezes não se tem uma percepção
nítida, pois só no contínuo do tempo determinadas ações vão dando frutos e
amadurecendo.
Ler por gosto é uma grande evolução no percurso do
aluno como leitor. Este lê simplesmente porque isso lhe é agradável e lhe
proporciona bem-estar. E assim, lendo cada vez mais, os alunos tornam-se cada
vez mais, de forma indissociável, autoconfiantes como leitores e como pessoas,
desenvolvendo a sua personalidade, a sua forma de sentir e de pensar, firmando
os seus valores, fomentando as suas capacidades de ler o mundo e a integração
nele.
Enfim, pensamos que celebraremos, alunos, pais,
professores, nesta semana, o prazer de ler!
E continuaremos a fazê-lo, porque há palavras que nos movem! Palavras de
esperança, de vontade, de alegria, palavras com que nos pensamos e vamos de
encontro aos outros, palavras que espelham os nossos sentimentos, palavras que
constroem sentidos, palavras com que nos vestimos e partimos, dia após dia, numa
aventura do ser e do fazer.
Professoras: Carmo Pereira e Anabela Guimarães
(Biblioteca Escolar)