Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

sábado, 16 de novembro de 2019

10 minutos a LER... mas com prazer!







"Ler não tem, nem deve ser um aborrecimento nem uma obrigação. Pode ser divertido e qualquer altura, lugar e motivo é bom para o fazer. 

Se lês só por obrigação, é natural que aches a leitura muito aborrecida. Mas não tem de ser!
Pelo contrário, ler pode ser um grande prazer! Esta é a mensagem que o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL) quer passar a todos os jovens através da iniciativa "10 Minutos a Ler", que tem como lema Ler sempre, em qualquer lugar.


O desafio foi lançado às escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Quanto aos dez minutos de leitura que dão nome a este projeto, as escolas têm a liberdade de decidir o que vão fazer com eles. «Podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Podem ser dados aos alunos dez minutos da primeira aula da manhã ou da tarde para ler, por exemplo, ou podem ser dez minutos num intervalo, na hora de almoço no refeitório ou até no ginásio. O importante é ler com prazer», explica Teresa Calçada, do PNL."

Partindo deste desafio, a professora Ana Carvalho, aproveitou para introduzir o género de texto "Diário", utilizando o espaço da Biblioteca Escolar. Os alunos do 8º ano, turma 8, gostaram da experiência. Leram, com prazer, os diários que escolheram, a partir das propostas disponibilizadas pela BE.

Experiência a repetir!