Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

"Queres ouvir? Eu conto!"


Dia 27de novembro - “Queres ouvir? Eu conto!”
Troco uma história por um bem alimentar! Queres colaborar?

            Este é o título de uma das obras da autora Irene Lisboa.
           Porém, foi o que serviu de mote à atividade dedicada aos alunos do pré-escolar, da EB1, nº1, de Gueifães e à leitura da história “Tranglomanglo”, contada pela professora Palmira Moura, no dia 27 de novembro, na BE, da EB1, nº1, de Gueifães.
          Uma história tradicional, para ouvir contar, valorizando o diálogo e a oralidade, criando mundos maravilhosos no imaginário das crianças…
         Sabemos que ler ou ouvir contar histórias, desenvolve a linguagem, enriquece o vocabulário, exercita a compreensão de frases, estimula capacidades cognitivas como a atenção, a memória e o raciocínio. O contacto com livros ou histórias, desde cedo e regularmente, desenvolve competências intelectuais, afetivas e de imaginação. A motivação para a leitura possibilita um percurso escolar de sucesso.

         A iniciativa privilegiou a área de Cidadania e Desenvolvimento e esteve integrada na “Campanha SOS - de angariação de alimentos”, promovida pela Freguesia Cidade da Maia, Polo de Gueifães.

No total os alimentos conseguidos com a iniciativa, contabilizaram-se em 101, desde latas de salsichas, pacotes de massa, bolachas, leite, pacote de arroz, lata de atum, …

A atividade saldou-se como muito positiva. Deste modo, estão previstas novas sessões, por solicitação dos docentes do 1º ciclo.