Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 21 de abril de 2020

Desafios de Leitura para abril - LER+ não é proibido!

Desafios de Leitura

Título: 25 de Abril – Revolução dos Cravos 
Autora: Paula Cardoso Almeida
Editora: QuidNovi

Sinopse:

Foi no ano de1974. No dia 25 de abril. Passava pouco da meia-noite. Em muitas casas o rádio estava sintonizado na Renascença, onde estava prestes a passar “Grândola Vila Morena”, do músico Zeca Afonso.
"Muitos acharam estranho ouvir uma música que tinha sido proibida na ditadura. Mal sabiam que esta era a segunda senha secreta para pôr em marcha a revolução dos capitães do Movimento das Forças Armadas (MFA). Algumas horas antes, o comando operacional do golpe militar tinha-se instalado no Quartel da Pontinha, em Lisboa, de onde o capitão Otelo Saraiva de Carvalho deu todas as instruções. Precisamente na mesma altura em que se ouviu na rádio "E depois do Adeus", a canção insuspeita de Paulo de Carvalho.
 A partir deste momento, já não era possível voltar atrás: Muito em breve pôr-se-ia fim a quarenta e oito anos de ditadura.
Tocada a "Grândola Vila Morena", os militares tomaram a Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, de onde saiu, depois, uma coluna, encabeçada pelo capitão Salgueiro Maia  (que tinha combatido em Moçambique e na Guiné), com destino a Lisboa. Enquanto isso, foram ocupados o Aeroporto de Lisboa, o Quartel-general, o Estado-maior do Exército e os estúdios da RTP  da Emissora Nacional."