A UNESCO declarou 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa
Foi este o principal motivo para a BE sugerir, como desafio para maio, a LEITURA de obras em Língua Portuguesa. Uma forma de homenagear a Língua e todos os autores que escrevem em Língua Portuguesa.
"A decisão foi anunciada, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) , instituiu o 5 de maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Cplp.
A notícia também foi celebrada pelo secretário-executivo da Cplp, embaixador Francisco Ribeiro Telles, que falou à ONU News, diretamente de Lisboa sobre a importância global do idioma.
“É uma língua em crescente expansão pelos quatro continentes. Utilizada por mais de 265 milhões de falantes e é a língua mais utilizada, ou falada, no Hemisfério Sul. De forma que a Cplp (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) congratula-se com esta decisão para que a língua portuguesa seja uma língua, cada vez mais, relevante no contexto global e seja uma língua, cada vez mais importante, à escala mundial.”
O português é língua oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
É também língua oficial da Região Administrativa Especial da Macau, na China.
Segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (Iilp), existem pelo menos 7 milhões de pessoas que falam português e vivem fora de seus países de origem.
Desde 2008, a Cplp formalizou uma estratégia de promoção da língua portuguesa chamada de “internacionalização” do idioma para aumentar o número de pessoas que falam português no mundo como língua materna, estrangeira ou de herança.
Segundo agências de notícias, os países da Cplp esperam agora que com a decisão da Unesco de conferir um Dia Mundial ao português, aumente o interesse pelo idioma em áreas não-lusófonas, vendo crescer o poder de influência do português e dos países de língua portuguesa no cenário internacional."