Desafios de Leitura
Título: Uma verdade inconveniente
Autor: Al Gore
Editora: Esfera do Caos
Sinopse:
Podemos ainda evitar o colapso? Diz o autor que «estamos em colisão com o sistema ecológico do planeta, o que resulta na ruína dos seus componentes mais vulneráveis.» Não obstante, acrescenta, «ainda vamos a tempo de escolher um futuro pelo qual os nossos filhos nos agradecerão.» Para vencer este titânico desafio, precisamos apenas… de vontade política!
Um livro imprescindível. Tem tudo o que já viu no filme, e muito mais… que o filme não mostra. Tem tudo o que precisa de saber, para compreender o problema e para poder agir… e exigir.
Concilia a informação científica mais recente e rigorosa com uma clareza de comunicação invulgar. Ninguém deverá ficar indiferente a esta mensagem!
NOTA DO AUTOR
A nossa crise climática pode, por vezes, parecer-nos estar a acontecer lentamente, mas, na verdade, está a desenrolar-se muito rapidamente e tornou-se uma verdadeira emergência planetária.
A expressão chinesa para crise é formada por dois caracteres. O primeiro é um símbolo de perigo e o segundo um símbolo de oportunidade. A fim de enfrentarmos o perigo que nos espreita e de ultrapassá-lo, temos de reconhecer, em primeiro lugar, que estamos perante uma crise.
Por que será, então, que os nossos líderes parecem não ver esses sinais de alerta? Estarão a resistir à verdade, porque sabem que no momento em que a reconhecerem terão de enfrentar o imperativo moral de agir? Será apenas mais simples ignorar os avisos?
Talvez, mas as verdades inconvenientes não desaparecem apenas porque não são vistas. De facto, quando não lhes damos resposta, a sua relevância não diminui, aumenta.
(Al Gore)