Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Desafios de Leitura para outubro - a LER+ descobindo caminhos para a saúde e o bem-estar!

 DESAFIOS DE LEITURA



Título: Crescer para Cima 
Autoria: Carla Rego e Maria Antónia Peças
Ediora: 101 Noites

Sinopse:

A obesidade na criança e no adolescente não é uma mera questão de estética, mas sim uma doença considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia do século XXI. Mais, a criança e o adolescente obesos têm fortes probabilidades de se manterem adultos obesos.

Ser obeso na infância ou adolescência significa um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia e cancro na idade adulta; significa crescer com baixa auto-estima, crescer com uma imagem que não se aprecia e viver muitas vezes em tristeza e depressão. As sociedades competitivas de hoje não se compadecem com a doença crónica, seja ela física ou psíquica, nem com uma imagem corporal desfavorável. Por isso deve prevenir-se ou tratar-se em idade pediátrica. É uma aposta no futuro individual e social, da pessoa, da família, de uma sociedade, de um país… pois é na fase de crescimento e de estruturação de comportamentos que se constrói o ser do futuro.
Este livro foi elaborado com o objectivo de ajudar as famílias a melhor se relacionarem com os alimentos e a poderem atempadamente prevenir ou tratar a obesidade da criança e do adolescente. Os textos são de leitura fácil e prática, mas profundos na abordagem e conhecimento da doença. Em toda a obra existe o cuidado de fornecer elementos concretos acerca da qualidade e perigos dos alimentos, bem como conselhos, truques e informações nutritivas para uma melhor relação com a alimentação.
As ilustrações de Catarina Cardoso ajudam a melhor interiorizar os conceitos e a tornar esta obra mais divertida. Na verdade podemos aprender a viver com o que nos preocupa de uma forma alegre e construtiva.