Trabalho produzido pelos alunos do pré -escolar - Livro "O Gato e o escuro" de Mia Couto para a semana da leitura.
Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022
Semana dos Afetos
A Semana dos Afetos
Consciente de que os afetos são essenciais à aprendizagem e a um ambiente saudável, a nossa biblioteca assinalou a Semana dos Afetos, de 14 a 18 de fevereiro, com sugestões de leitura e com a divulgação de histórias de amor de figuras ilustres da História e da Cultura.
Além disso, os alunos foram convidados a escrever mensagens, em prosa ou em poesia e a afixá-las num painel preparado para o efeito.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
Dia de S. Valentim
As origens
Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta à história de que um bispo, de nome Valentim, que durante o século III, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, acreditando que os solteiros seriam melhores combatentes e que se concentrariam mais facilmente na guerra e na vida militar.
Contra a ordem do imperador, o bispo continuou com a celebração de matrimónios. Quando a prática foi descoberta, foi preso e condenado à morte. Enquanto preso, eram vários os jovens anónimos que, em demonstração de apoio e compaixão, lhe enviavam flores e bilhetes, afirmando continuarem a acreditar no amor, explicando assim a troca de postais e cartas que se proliferou até à atualidade.
Biblioteca Escolar EB1/JI nº 2 de Gueifães |
A história do amor de Valentim
Durante o seu período encarcerado, conta a lenda que o bispo se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e que, milagrosamente, lhe devolveu a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de despedida na qual assinou como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.O dia da sua execução tornou-se num tenebroso dia de jejum, em sua homenagem.
A associação com o amor e o romantismo chega-nos depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O bispo Valentim foi considerado mártir pela Igreja Católica. A data da sua morte, 14 de fevereiro, marca também a véspera da festa anual, celebrada na Roma Antiga, em honra da deusa Juno e ao deus Pan, onde um dos rituais incidia sobre a fertilidade.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
As provas do Concurso Nacional de Leitura (1ª fase) ocorreram na biblioteca da Escola nos dias 26 e 28 de janeiro para os alunos do 3ºciclo e do 2º ciclo respetivamente.
Os alunos vencedores e que passaram para a 2ªfase (Concelhia), no dia 7 de março, são:
Martim D. Paiva 9º13 |
Ana Teresa Fernandes e Rodrigo Cunha 5ºA |
Aos vencedores e a todos os participantes , PARABÉNS! |
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022
Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
No dia 24 de janeiro de 2022 inaugurou-se, na nossa biblioteca, uma exposição itinerante subordinada ao tema "Portugal e a Segunda Guerra Mundial ", cedida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia. Integrada nas comemorações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), esta exposição, visitada por várias turmas acompanhadas por seus professores, dado o seu cariz didático, serviu ainda de mote para algumas interessantes conversas e reflexões sobre esse período negro da História e sobre várias outras injustiças e perseguições da atualidade.
Ao mesmo tempo, os alunos tiveram oportunidade de ver e comentar uma exposição sobre Anne Frank e de ler a história "Estrela de Erika".
PARA QUE O MUNDO NÃO SE ESQUEÇA!
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
A Hora do Conto com as turmas do primeiro ano 1, 2 e 3 - " A vaca que subiu uma árvore".
O livro tem nesta atividade um papel crucial, a leitura e a interpretação individual. É sempre abordado com a dupla função de prazer e de educação, é no espaço da biblioteca que se afirma o direito ao tempo livre, à viagem, à criatividade, ao prazer individual.
Despertar o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral, a capacidade de retenção de informação e a criatividade.
As histórias estimulam nos nossos alunos a curiosidade pelos saberes e o gosto pela descoberta.
Ilustrações do livro " A vaca que subiu uma árvore" do 1º 1 |
Ilustrações do livro " A vaca que subiu uma árvore" do 1º 3 |
Subscrever:
Mensagens (Atom)